Zenkai Shiatsu é uma empresa especializada nas terapias tradicionais japonesas como shiatsu, reflexoterapia e acupuntura. Também oferecemos outras terapias, como drenagem linfática e massagem relaxante.
Atuamos neste segmento desde 2000 e buscamos continuamente o aperfeiçoamento técnico dos profissionais para oferecer serviços de alta qualidade.
A equipe da Zenkai está presente nos seguintes locais:
❖ Espaço Bem Estar Spazio Faria Lima (São Paulo);
❖ Spa Clube Harmonia (São Paulo);
❖ Spa Iporanga no Condomínio Iporanga (Guarujá);
❖ Spa Haras Larissa no Condomínio Haras Larissa (Monte Mor).
“Zenkai Shiatsu” significa cura na forma global com a pressão dos dedos.
O método Zenkai Shiatsu, desenvolvido por Jorge Uehara, é formado por um conjunto de manobras e técnicas, que tem como principal diferencial um toque firme, forte e pontual, mas ao mesmo tempo leve.
O método Zenkai Shiatsu pode ser explicado através dos princípios da “BIOMECÂNICA”
O que é Biomecânica?
A biomecânica é a ciência que estuda os movimentos do corpo humano e como as forças internas (músculos, ligamentos, articulações) e externas (gravidade, resistência, etc.) afetam esses movimentos.
Ela combina princípios da mecânica com a anatomia e fisiologia para entender como o corpo se movimenta e funciona de maneira eficiente.
Na aplicação do shiatsu, a biomecânica é importante porque ajuda a aplicar as técnicas de forma mais eficiente e segura, aproveitando melhor a força e reduzindo o esforço e o desgaste do terapeuta.
A “Biomecânica” nas Manobras do Método Zenkai Shiatsu
No Método Zenkai Shiatsu, cada movimento e manobras se beneficia da biomecânica, assegurando eficiência e segurança tanto para o terapeuta quanto para o receptor.
A técnica utiliza alavancas para aplicar uma pressão perpendicular, em combinação estratégica com a força dos polegares e o movimento do corpo, permitindo que a pressão penetre profundamente nos músculos sem sobrecarregar o profissional. Dessa forma, o toque se torna mais preciso e eficaz. Na prática, cada detalhe é “sustentado” por princípios biomecânicos.
É possível aplicar shiatsu de uma forma mais agradável e relaxante, sem desgaste físico aplicando a biomecânica.
A pressão dos dedos penetra profundamente nos músculos, principalmente devido à força do polegar, combinada com o movimento do corpo e menos pelo peso do corpo, tornando o toque mais leve.
Diferente do tradicional shiatsu, não incorporamos os “Meridianos” e nem “Tsubos” no nosso método. Seguimos linhas imaginárias com o intuito de dissolver as contraturas musculares e melhorar a circulação sanguínea, dando ênfase principalmente ao longo da coluna vertebral, de onde saem todos os nervos do corpo, aliviando as tensões musculares, dores locais e irradiadas. Com isso, equilibramos o sistema nervoso autônomo e a energia vital do corpo (Qi), proporcionando bem-estar e contribuindo para a saúde física e mental, promovendo a cura na forma global.
O princípio básico do Método Zenkai Shiatsu é SEMPRE pressionar perpendicularmente ao músculo, independente do movimento, inclinação, curvatura do corpo e a forma como se massageia.
Para tornar a massagem mais eficiente, aplique a pressão perpendicular, fazendo uma alavanca com o pulso, cotovelo ou até mesmo com o ombro.
O nosso método usa manobras de amassamento com movimentos dos polegares como no “anmá”, deslizando a pele sobre os músculos. Além de deslizar, pressionamos com a força dos polegares, penetrando os dedos nos músculos.
Zenkai Shiatsu tem a pressão com movimento, tornando o toque mais agradável e eficiente.
Ao pressionar e deslizar a pele sobre o músculo, sempre respeitar o limite do jogo da pele e pressionar perpendicularmente.
NAO ultrapassar o limite do jogo da pele, pois isso pode causar muito desconforto, dor e ardência.
Quando aplicar a pressão com o movimento dos polegares “para frente”, deslizando a pele sobre o músculo, a pressão deve continuar sendo aplicada perpendicularmente.
A pressão não deve ser aplicada seguindo o movimento de deslizamento.
Para aplicar o toque corretamente, é importante perceber a diferença entre “pressionar” “empurrar”. Quando “pressionamos”, o toque penetra profundamente nos músculos. Mas quando estamos apenas “empurrando”, o toque é pesado, porém não adentra no músculo e acaba impulsionando o corpo do cliente para frente.
Ao pressionar, use a força do polegar associada ao balanço do corpo, e não aplique tanto o peso do corpo como no shiatsu tradicional. Com isso, o toque penetra profundamente no músculo, tornando-o mais leve e forte, poupando a energia do terapeuta.
Ao pressionar com os polegares, FLEXIONE levemente os cotovelos.
Deixe o braço bem firme para que a força percorra diretamente do OMBRO para o POLEGAR, tornando o toque mais eficiente.
NÃO estique totalmente o cotovelo para não perder a MOBILIDADE nas mãos.
A força e o peso NÃO devem partir dos quadris para os polegares, esticando totalmente os cotovelos, pois acaba perdendo a MOBILIDADE nas mãos. Além disso, o toque fica PESADO e SOFRIDO para o cliente.
Geralmente não se muda o ponto de apoio do polegar. Se começar a pressionar usando determinado ponto do dedo, termine o toque no mesmo ponto para que a força percorra diretamente até o polegar. Não se deve mudar o ponto de apoio, tombando o dedo, pois isto mudará o sentido da força e não terá a mesma eficiência!
A única situação em que mudamos o ponto de apoio do polegar é quando a região é muito sensível.
Neste caso, contorne o músculo com o polegar, iniciando a pressão com a ponta do polegar e transferindo o toque até a polpa do dedo, como se ele passasse sobre uma lombada.
Toda sequência de toque deve ser de cima para baixo e “de longe para perto do terapeuta, para dar fluidez à massagem.
Não aplique toques se distanciando de você.
O RITMO do toque VARIA conforme as condições musculares e a sensibilidade de cada cliente.
Quanto mais RÍGIDA a musculatura, é indicado o toque mais profundo e LENTO. Quando a região estiver SENSÍVEL ou INFLAMADA, é recomendado o toque mais leve e RAPIDO.
Mas em geral, podemos intercalar o toque mais profundo e lento com o ritmo mais leve e rápido, tornando o toque mais agradável, além de transmitir muita segurança aos clientes.
Pressionar por muito tempo, com muita força e com o movimento dos polegares ou cotovelo, pode machucar as fibras musculares e pode deixar dolorido principalmente no dia seguinte, como se tivesse feito algum exercício sem ter o preparo adequado. Os japoneses chamam esse efeito de
“momi kaeshi”. E importante orientar os clientes sobre esse efeito, pois podem achar que a dor piorou.
Se quiser evitar esse efeito, é recomendado que o toque seja APENAS com a pressão dos polegares ou do cotovelo, sem movimentá-los.
A pressão com o cotovelo é prazerosa, mas tome cuidado para não pressionar contra o osso. Não exagere na força, principalmente ao lidar com idosos com osteoporose.
Use o cotovelo com moderação. A massagem deve ser realizada PREFERENCIALMENTE com os POLEGARES. O cotovelo deve ser usado como a última opção.