Acupuntura

A acupuntura é uma técnica milenar que consiste em tocar ou introduzir agulhas metálicas na pele, proporcionando a regulação das funções metabólicas, aumento da resistência corporal e prevenção de doenças.

Dentre os diversos efeitos da acupuntura destacam-se os efeitos analgésicos, relaxantes musculares e antiinflamatório. A punção em pontos de acupuntura proporcionam o relaxamento muscular e melhora da circulação sangüínea local.

A acupuntura libera neurotransmissores como a encefalina e serotonina, inibindo a passagem da dor. A diminuição da inflamação ocorre pela liberação de metabólitos celulares responsáveis pelo processo regenerativo.

A acupuntura localizada é um tratamento direcionado na região da dor; economizando seu tempo, dinheiro e obtendo efeitos imediatos. É indicado para o tratamento de dor lombar, ciática, nas costas, cervicalgia (dor no pescoço), hérnia de disco, tensão muscular entre outras.

O aumento destes efeitos pode ser obtido através da eletroacupuntura, aparelho que realiza estímulos nas agulhas. Pode ser associada ao shiatsu localizado para um tratamento complementar.

Na Medicina Ocidental, a acupuntura é descrita como um modo de acessar o sistema nervoso central através da estimulação neural periférica, promovendo um reajuste das funções cerebrais, neurais, hormonais, imunitárias e viscerais.